Image Map S.O.S. Girls: CC - Cronograma Capilar - O que é?

CC - Cronograma Capilar - O que é?

18 agosto 2014

   Olá meninas lindas, hoje eu trouxe uma explicação sobre um assunto que muita gente têm dúvidas: o CC. Ou melhor, o Cronograma Capilar.



     Como o nome já diz, essa técnica consiste em ter um cronograma, uma agenda, para cuidados com o cabelo, que deve ser seguida corretamente.
     Como assim????????
     Bom, vamos por partes.
    Com o tempo, o cabelo vai perdendo nutrientes importantes, para algumas vai sofrendo com o uso da chapinha e secador, para outras, vai sofrendo com as químicas e tinturas, e chega uma hora que o cabelo precisa de cuidados mais intensos! 
    Todo mundo já ouviu falar em hidratação, certo? Mas, às vezes, isso não basta para um cabelo bem maltratado. 
      Então aí veio a solução! O queridinho CC. Mas como começá-lo?
      Primeiro você vai começar a conhecer mais o seu cabelo pra saber do que ele precisa. Então:
  • Hidratação: Todo cabelo precisa, não é mesmo? Se seu cabelo está ressecado, sem brilho, você precisa hidratar. A hidratação vai repor a água dos fios.
  • Nutrição: A nutrição seria o "alimento" do cabelo. Se seu cabelo não está definindo, com muito frizz, sem volume, sem balanço, ou ressecado também, ele precisa se nutrir. Ela vai devolver os nutrientes que seu cabelo perde. 
  • Reconstrução: Essa é a etapa mais "pesada" do CC. Se seu cabelo está bem detonado, fino, quebradiço, poroso, se ele já sofreu muito com a chapinha ou qualquer outro calor excessivo, com químicas ou tinturas, ele precisa de proteína, e a reconstrução irá devolvê-las pro cabelo.

      Okay! Já sei do que o meu cabelo precisa. E agora?
     Já sabendo do que o seu cabelo precisa, vamos para o próximo passo. Você tem como investir em boas máscaras para cada etapa? Se sim, preste a atenção nos componentes: as vezes as máscaras dão uma enganada; no rótulo pode vir escrito "nutrição", mas têm componentes que na verdade hidratam, e assim vai. Aqui vai uma ajuda:
Preste a atenção se a composição tem os componentes que você precisa para cada etapa.

      Mas a grana tá curta e não dá pra comprar uma máscara pra cada etapa do CC? Pra isso existem as receitas caseiras, que dão o mesmo resultado, dependendo do cabelo. Para fazer as receitas caseiras, você vai precisar de uma máscara de hidratação pra base, qualquer uma da sua preferência e mais a mistura. Aqui vai uma lista dos mais usados em cada etapa:
  • Hidratação: Açúcar, mel, babosa, glicerina, bepantol, maisena, creme de leite, maionese;
  • Nutrição: Óleos, mas sempre vegetais e 100% puros, sempre mesmo! Olhe a composição, se tiver algo como parafina líquida ou óleo mineral, fuja! Exemplos de óleos: azeite (extra virgem sempre), óleo de coco, óleo de rícino, óleo de argan, óleo de jojoba, óleo de abacate, óleo de amêndoas, etc. E também tem as manteigas, a mais conhecida é de karité;
  • Reconstrução: queratina líquida.
      Então é só misturar o ingrediente que você tiver em casa com a sua máscara de hidratação e aplicar no cabelo. Você pode deixar no tempo indicado que está na embalagem ou deixar por 40 minutos, pro cabelo absorver melhor.

      Como organizar o meu cronograma?
      Antes de qualquer nutrição ou reconstrução, o cabelo precisa estar hidratado. Então não pode fazer nutrição ou reconstrução primeiro, essas etapas precisam vir sempre depois da hidratação.
      A reconstrução deve ser feita 1 vez por mês, ou no máximo 2 vezes para cabelos bastante danificados. Reconstrução demais causa o oposto do esperado: queda.
      De uma etapa para a outra, é bom o cabelo ter 48 horas de descanso.
      O cronograma deve se adaptar a sua rotina. Quantas vezes você lava o cabelo por semana? Quanto tempo disponível você tem para tratar do seu cabelo? Pense nisso tudo antes de montar o seu.
      Aqui vai um exemplo de cronograma. Adapte-o para você.



       O cronograma sim, faz a diferença! Mas não adianta só cuidar do cabelo por fora e não fazer uma mudança por dentro. Comece sempre pela sua alimentação para melhores resultados.
       Então meninas lindas, esse foi o post de hoje. Me conte nos comentários: vocês fazem cronograma capilar? Qual é o cronograma de vocês? Quais foram os resultados depois de que quanto tempo? 
       Beijos :*

     
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. nossa parabens, não conseguia entender essa coisa de CC , ate ler este post obg :)

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que ajudei alguém a entender! Obrigada a você flor, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossaa Luci muito obrigado amei! Eu não entendia nada desse cc até ler suas dicas você me ajudou muito! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe como eu fico feliz sabendo que estou ajudando alguém a entender!
      Beijos flor :*

      Excluir
  4. Não sei qual é o meu tipo de fio, comparando com fotos,osila muito fico entre o 2c 3a 3b

    ResponderExcluir
  5. Não sei qual é o meu tipo de fio, comparando com fotos,osila muito fico entre o 2c 3a 3b

    ResponderExcluir

© 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luci Gonçalves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo