Image Map S.O.S. Girls: Tipos de cabelo + Como cuidar de cada tipo

Tipos de cabelo + Como cuidar de cada tipo

15 setembro 2014


      Oi meninas!! Hoje eu trouxe um post muito importante, algo que toda menina deve saber.
      Já sabemos que existem vários tipos de cabelos diferentes né? E que sim, todos eles são lindos, mas que todos precisam de cuidados também. Aqui irei dizer os tipos mais conhecidos e como cuidar melhor deles.



O tipo 1 é o liso. O cabelo totalmente liso não forma ondas, só há mudanças na espessura do fio mesmo, do mais fino pro mais grosso.
Cabelos lisos não sofrem tanto com o ressecamento natural: por não ter forma em espiral, a oleosidade chega melhor nas pontas. Na verdade, o cabelo liso pode ser bem oleoso, então evite cremes muito oleosos e escolha bem seu shampoo (um shampoo sem sulfato seria o ideal para o controle da oleosidade. Mais sobre isso aqui.) Pra quem não utiliza nenhuma química (nem tintura), o bom é fazer 2 hidratações por mês e aumentar a quantidade quando estiver muito sol ou quando frequentar muito a praia, porque esses dois fatores podem deixar o cabelo ressecado. E pra quem utiliza químicas, redobrar os cuidados sempre é bom, e investir no cronograma também ajuda. 

O tipo 2 é um cabelo ainda liso, só que com algumas ondas em forma de S nas pontas. Dependendo da forma de finalização, você pode optar por definir bem essas ondas ou não. 
Esse tipo de cabelo também não sofre muito com o ressecamento, mas ainda sim precisa dos mesmos cuidados com o cabelo liso. O cronograma também ajuda (principalmente pra quem tem o cabelo 2B/2C e quer definir mais o cabelo). Como eu disse acima, tudo depende de como for a sua finalização. Esse tipo de cabelo também sofre bastante com o frizz, então usar uma linha anti-frizz (se ele te incomodar) é fundamental.

Os cabelos tipo 3 são de fato cacheados. O cabelo 3A ainda tem raiz lisa, mas os demais a raiz já pode nascer mais cacheada. Ele tem a forma de espiral: 3A mais aberto, 3B um pouco mais fechado e 3C bem mais fechado.
Todas nós sabemos que o cabelo cacheado já é bem ressecado naturalmente. Isso acontece por causa da forma bem definida dele, ela a impede da oleosidade chegar mais facilmente até as pontas.
Cabelo tipo 3 precisa de hidratação sempre! Quanto mais fechado for o seu cacho, mais os cuidados devem ser redobrados. No tipo 3A é aconselhável a hidratação 1 vez na semana. Nos outros dois tipos, fazer hidratação de 2 a 3 vezes por semana. Sempre usar shampoos mais hidratantes, para não aumentar o ressecamento do cabelo (ou shampoos sem sulfato, ou melhor ainda, não use shampoo! Veja como aqui). 
Pra quem usar tintura nesse tipo de fio, o cronograma é indispensável para a saúde do seu fio! Invista em nutrições constantes e de vez em quando uma boa reconstrução ajuda.
Evite o uso do secador e da chapinha, porque pode aumentar o frizz que esse tipo de cabelo pode ter.
Invista numa boa finalização para aumentar o tempo de day after!

Os cabelos do tipo 4 sofrem muito com o ressecamento dos fios, por causa da sua forma de "zig zag" a oleosidade natural do couro não consegue percorrer todo o fio. Esse tipo de fio também tem muito volume.
O 4A e o 4B ainda formam cachos, parecidos com o 3C, só que ainda mais fechados. O 4C não tem forma definida.
Tanto no tipo 3 e no tipo 4 o aconselhável é não usar pentes de dentes finos de plástico. Sempre use pentes de madeira com dentes largos, ou melhor, não use pente, e desembarace com os dedos. Seus fios agradecem!
Abuse de óleos naturais e condicionadores bem hidratantes. Melhor jeito de lavá-los é usar shampoos sem sulfato ou fazer co-wash para a higienização dos fios.
Como eu disse no tipo 3, ABUSE de hidratações! Três vezes por semana é o essencial para manter seu cabelo bem hidratado e macio. Se usar tinturas, duplique o cuidado e comece um cronograma capilar, sempre preferindo nutrições.


      Para melhorar o entendimento dos tipos de cabelo, aqui tem uma tabela de como é mais ou menos o fio:

      Ainda há aqueles cabelos que são uma mistura de alguns tipos. Meu cabelo é tipo 4A na frente, 3C no meio e dos lados, 3A na nuca e 1B atrás das orelhas, bem doido né?
      O importante é aceitar seu tipo de cabelo. Todos esses tipos, bem cuidados, são lindos. 
      Lembre-se: não existe cabelo ruim, apenas cabelo mal cuidado.
      Qualquer dúvida, só perguntar aqui embaixo. Beijos :*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Adorei o post, o meu é ondulado!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho cabelo 3b, posso usar cremes de hidratação pra cabelos 4?

    ResponderExcluir
  3. Tenho cabelo 3b, posso usar cremes de hidratação pra cabelos 4?

    ResponderExcluir

© 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luci Gonçalves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo