Image Map S.O.S. Girls: Especial Dia das Crianças: Como cuidar dos cabelos dos pequenos

Especial Dia das Crianças: Como cuidar dos cabelos dos pequenos

12 outubro 2014


      Oi pessoal! Primeiro de tudo, feliz dia das crianças para todas as crianças que ainda vivem dentro de nós!
     Segundo: o post de hoje é importantíssimo!


     Atire a primeira pedra a mãe que nunca teve alguma dúvida sobre como cuidar do cabelo do seu filho(a). Os cabelos crespos são os que mais causam dificuldade na hora dos cuidados, por falta de informação. Então, juntando isso mais o dia de hoje, resolvi fazer um post explicando alguns cuidados básicos, que servem também para os cabelos lisos. Vamos conferir?

  • Produtos
      Sempre use produtos especialmente feitos para crianças! E mesmo assim, fique de olho nas composições. Prefira aqueles que contém mais componentes naturais, e pesquisar sobre cada um antes de usar é bom.
      Tem também aqueles produtos para adultos mais leves, como o yamasterol. Esses, como os das crianças, não causam alergias e são mais delicados, perfeitos para os pequenos.
       Vale a pena fugir dos sulfatos, silicones insolúveis e petrolatos na hora das compras.
      O sulfato pode ressecar o cabelo de um adulto, imagina de uma criança? Principalmente os mais pequenos, que ainda não precisam de uma limpeza mais "pesada" nos fios.
      Os silicones insolúveis (que não sai saem com água) e os petrolatos podem entupir os folículos capilares (dentro dele que se localiza a raiz do fio capilar), prejudicando o crescimento. Eles também criam uma capa no fio, impedindo da hidratação entrar, o que pode deixar os cabelos das crianças mais secos.
   
  • Óleos vegetais e hidratação
      Óleos vegetais podem fazer milagres, principalmente em cabelos secos.
      Os mais usados, como são naturais, não apresentam riscos e nem alergias. Invista em umectações e use-os como leave-in ou reparador de pontas.
      Como sabemos, cabelos cacheados são mais secos naturalmente, e isso serve para as crianças também. Hoje em dia, há muitas opções de máscara para hidratação no mercado. Escolha uma (livre de petrolatos e silicones) e faça 1 vez por semana nos cabelos crespos e 2 vezes no mês para cabelos lisos.

     Sim!! Esse método, além de beneficiar os adultos, pode beneficiar as crianças também! Troque o shampoo do seu filho por um condicionador leve, de composição pequena, sem silicones e petrolatos, e evite o ressecamento. Irá melhorar também o momento de desembaraçar os fios (esqueça os pentes e escovas, podem quebrar o cabelo, prefira os dedos).

  • Corte
      Como os adultos, o recomendável é cortar as pontas dos cabelos deles a cada 2 ou 3 meses. Sempre é bom tirar aquelas pontas que ficam mais ressecadas conforme o tempo passa. Pode-se também realizar cortes para aumentar ou diminuir o volume.


  • Químicas (alisamentos e tinturas)

      Os especialistas proíbem totalmente o uso de químicas em crianças com menos de 12 anos. A região do couro cabeludo é ainda muito sensível, e essas químicas podem causar reações e até mesmo inflamações. Evite também o calor excessivo (escova, prancha), que faz mal para qualquer cabelo.
      Crianças estão começando a observar as coisas, os amigos da escola, os pais, o meio em que convivem, etc. É normal, algum dia, se perguntarem "por que meu cabelo não é daquele jeito?" E os pais, precisam orientar seus filhos, explicando que o mundo é uma grande diversidade, e cada pessoa é linda do seu jeito. 
      Não incentive o uso de químicas! Crianças se espelham nos pais. Se uma mãe é bem cuidadosa, gostar de fazer as unhas e ir ao salão, seus filhos provavelmente seguirão o mesmo caminho, e isso não é ruim! Pelo contrário, principalmente as meninas: leve-as com você, mãe! Mostre-as desde cedo que se cuidar é bom, aumenta a auto-estima e nos traz felicidade. Mudar de penteado em algumas ocasiões especiais, passar batom ou pintar as unhas vai fazer sua filha ficar alegre. Mas nunca faça-a mudar aquilo o que ela é. 
     Eu e muitas meninas passamos por essa mudança, desde novas, e se os pais soubessem o que isso representa, o quão é catastrófico é essa alteração já na infância, nunca mais fariam ou incentivariam.

(sou apaixonada por essa foto)

      Faça seu filho se amar do jeito que ele é! E o principal: deixe-o ser criança, sem mais preocupações com a beleza.

      Então pessoal, esse foi o post de hoje. Gostaram? Comentem aqui o que acharam. Beijos e até a próxima :*
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luci Gonçalves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo