Image Map S.O.S. Girls: Minha rotina de cuidados com o cabelo em transição

Minha rotina de cuidados com o cabelo em transição

05 outubro 2014

      Olá pessoal! Hoje eu contarei tudo sobre a minha rotina de cabelos, como está sendo minha transição, etc.
      Se você, que está em transição, ou que não sabe o que fazer com o seu cabelo, continue lendo para se inspirar e aprender algumas dicas!


      Estou com 6 meses de transição (passou muito rápido!). Aqui vai algumas fotos de como está minha raiz e o comprimento:
1, 2, 3... TESTAndo!!

      Dá pra perceber bem (pelo menos pra mim), que a frente é 4A, porém, na nuca, o cacho é bem mais aberto, o que parece ser 3B:
 E ainda, atrás das orelhas, têm algumas mechas totalmente lisas.
Vários tipos de cabelo numa cabeça só!

      Na curiosidade, cortei duas mechas há 2 meses pra acompanhar o crescimento sem o peso do comprimento:


  • A transição
      Esse período de transição, pra mim, está sendo um SONHO! Exatamente!
      Antes, eu vivia com o cabelo preso todos os dias, com uma auto-estima muito baixa, porque aquela raiz alta me assustava. Perdia horas e horas fazendo escova, prancha, colocando e tirando aplique pra pelo menos me sentir menos feia.
     Hoje, demoro 20 minutos pra texturizar, 10 minutos arrumar o cabelo, 15 minutos pra lavar. Quer coisa melhor?
     A transição foi um alívio. E se me dissessem que eu tinha que ficar a vida toda em transição... eu ficaria!
  • Cuidando dos fios
     Pra quem não sabe, eu sigo o low poo. Esse método salvou o comprimento liso dos danos, e ainda me permitiu pintar o cabelo sem estragá-lo mais ainda. Os cachinhos que estão nascendo, estão bem cuidados e nada de ressacamento.
     Lavo o cabelo no máximo 3 vezes por semana. Primeiro faço o co-wash (ou uso meu shampoo caseiro de bicarbonato de sódio quando sinto que ele está pesado demais), depois faço alguma hidratação caseira (ou uso minha máscara da Head & Shoulders), deixo entre 10 a 40 minutos (dependendo do tempo disponível) e depois aplico condicionador ou o condicionador de vinagre de maçã. Repito o mesmo processo sempre que lavo o cabelo.
     Minhas hidratações caseiras favoritas: hidratação de banana e hidratação de óleo de rícino + açúcar mascavo.
     Eu não sigo mais o cronograma. Continuo acreditando nele, já segui e ele fez resultados maravilhosos no meu cabelo no começo da transição. Mas, com o tempo, a gente vai percebendo o que o nosso cabelo precisa, e o que o meu mais gosta é hidronutrição, uma parte que não se encontra no cronograma. E também, minha rotina mudou bastante, então o tempo pra realizar o cronograma e o dia certo já não tenho mais. Quem está na transição sabe como é difícil texturizar o cabelo e arrumar tempo pra cuidar dele. Mas continuo aconselhando as meninas a fazê-lo, porque realmente ajuda, e muito!
  • Texturização
     Como todas devem saber, eu sou a doida dos coquinhos. Antes eu fazia essa texturização todo santo dia, agora faço no máximo 3 vezes por semana.
     Antes, eu fazia com creme e gel: demorava mais de 10 horas pra secar. As vezes, eu dormia, acordava e não tinha secado ainda, e me atrapalhava toda. Sem falar que nem durava um dia inteiro, de noite os cachos já estavam todos desmanchados.
    Depois, fui mudando minhas técnicas: faço só com o gel, seca em 5 horas, fica um black power lindo, e dura 5 day afters (só amassa dos lados por causa do travesseiro, mas nada que um penteado não resolva). 
    O que eu sempre digo é: conheça o seu cabelo. Por exemplo, eu não fazia ideia que atrás das minhas orelhas os fios eram completamente lisos, então, fui percebendo que ali eu precisava fazer mechas mais finas, para ficarem iguais ao resto do cabelo. O mesmo pra parte da nuca. Percebi também que eu precisava enrolar até a raiz, não muito apertado, mas não frouxo, porque na hora de soltar os cachos, a raiz ficava sem definição. 
    Assim que eu solto os cachos, eu enfio os dedos na raiz e esfrego bem, pra dar bastante volume, e mesmo assim não desmancho os cachos (por causa do gel).
    Claro que o meu cabelo ficou bem ressecado, por isso não passo o gel na raiz onde está cacheado, só no comprimento. E aumentei o tempo nas hidratações, o que fez efeito. Mas não tenho muita neura, aliás, não irei cortar a parte lisa mesmo?
    Aqui uma foto que mostra exatamente como o meu cabelo fica depois de texturizado:
  • Aceitação e BC (big chop)
      Eu não ligo se meu cabelo está com frizz, com volume demais ou sem definição. Do mesmo jeito que eu acordo alguns dias felizes e outros tristes sem motivos, meu cabelo tem direito de acordar do jeito que ele quiser. Dou uma ajeitadinha, faço um penteado, e saio, sem neura.
     Claro que recebo críticas, como todo mundo, mas podem ter certeza, que quando a gente passa a se amar, as pessoas ao seu redor percebem isso, e enxergam que elas não podem fazer nada, apenas te aceitar, porque você já se ama assim.
     Sim, eu me amo, desse jeitinho, toda imperfeita. Todo dia é um novo dia pra me conhecer mais, saber minhas qualidades, fazer tudo para aumentá-las, e reconhecer meus defeitos.
     Meu BC estava marcado para começo de dezembro, assim que acabasse as aulas. Mas, por conta de alguns projetos (que contarei assim que puder) e alguns trabalhos, acho que prolongarei minha transição. Não é por medo, a qualquer momento, se eu cismar de cortar o cabelo, cortarei. Mas a cor que ele está atualmente está me ajudando nesses projetos, e não quero pintar meu cabelo natural tão cedo.

  • Produtos que estou usando
      Como sempre, pra fazer co-wash, meu queridinho yamasterol. Confesso que usei neutrox + anfótero algumas vezes (mesmo sabendo que neutrox não é aconselhado para co-wash, porque contém silicone insolúvel), mas gostei do resultado e é um bom substituto para quando o yamasterol acabar.

      Para hidratar o cabelo, como eu disse lá em cima, minhas hidratações caseiras, e a máscara da Head & Shoulders. Pra fazer as hidratações caseiras, continuo usando Kanechom e, as vezes, a máscara da Wella, Pro Series Repair. 



      O condicionador atual é o da Seda, Recarga Natural anti-nós. Estou amando e essa semana tem resenha dele aí!

      Quando eu sinto que o cabelo tá muito poroso por causa da descoloração, eu uso a queratina líquida da Niely Gold:

      E uso sempre que eu posso o tônico de alho pro cabelo crescer bem forte:

      Então é isso pessoal, gostaram do post? Qualquer dúvida, é só comentar aqui em baixo. Beijos :*
   



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Passando pra dar um oi... amei seu blog e estou seguindo... faça uma visitinha ao meu blog e se gostar me siga bjus :) https://influenciasfemininas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii flor!!
      Obrigada pela visita, visitei seu blog sim, estou seguindo também.
      Beijos :**

      Excluir
  2. seria creme de pentear para fazer a texturizaçao

    ResponderExcluir
  3. seria creme de pentear para fazer a texturizaçao

    ResponderExcluir

© 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luci Gonçalves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo